Valdemar César da Silveira

Nasceu em São Paulo em 12 de Maio de 1906.

Bacharel em Direito pela Faculdade de São Paulo, em 1931.

Destacado membro da magistratura paulista, ocupou o cargo de juiz em várias cidades e veio para Campinas em 1956, aqui exercendo o cargo de juiz de direito da 2ª Vara Criminal.

Lente de Direito Romano da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Dedicou-se ao jornalismo e foi um dos precursores do sistema de prisões abertas, cuidando ainda dos problemas do menor abandonado. Quando da fundação da Academia Campinense de Letras, coube-lhe o encargo de proferir o discurso inaugural na sessão solene de instalação, em 22 de Novembro de 1956.

Deixou inúmeras e valiosas obras jurídicas, como Tratado de Responsabilidade Criminal, pelo qual recebeu o Prêmio Oscar Freire, da Sociedade de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo; Acidentes do Trabalho e Moléstias Profissionais; Dicionário de Direito Romano; Suicídio Típico, sentença de mais de 2000 páginas etc..

Faleceu em Campinas a 10 de Outubro de 1960. Em 21 de Dezembro de 1968, o seu busto em bronze foi inaugurado no Palácio da Justiça de Campinas, símbolo de reconhecimento do seu saber jurídico.

Rolar para cima