A biblioteca da ACL homenageia o acadêmico, jornalista, escritor e advogado Rubem Costa, nascido em 22/04/1919. Ele foi considerado o mais longevo produtor de conteúdo literário em atividade do Brasil.
Rubem Costa foi presidente da ACL onde ocupava a cadeira 17. Sempre foi considerado uma das figuras mais ativas e destacadas da Academia Campinense de Letras não somente pela sua função administrativa de dirigir a Academia como pela fértil produção literária. A ele é atribuído o fato de a ACL ter se aberto à sociedade, saindo da redoma da casta literária para se aproximar da população de maneira geral. Sob sua presidencia, a ACL teve suas portas abertas a eventos públicos com participação de qualquer um que demonstrasse interesse.
Rubem Costa, apesar de ter sido ceifado da vida terrena, no silenciar das cordas de seu coração, tem a imortalidade garantida pela sua notoriedade, pela perpetuação de sua relevante obra, cujo teor sobrepõe-se pelo português castiço e estilo nobre a deixar entrever sólida formação humanística e narrações literárias com ricos conteúdos de fatos de Campinas, seu berço. (Ana Maria Melo Negrão)
Hoje, a biblioteca que carrega seu nome possui mais de 10 mil volumes entre livros, revistas e periódicos de diversas áreas que se encontram bem preservados e podem ser consultados no local.
O acadêmico faleceu em 2022, aos 102 anos, internado com pneumonia na Santa Casa de Valinhos (SP).