Regina Márcia Moura Tavares

Nasceu em Altinópolis, na região cafeeira do nordeste paulista no ano de 1941, tendo como pai Sebastião de Figueiredo Moura, descendente dos fundadores da cidade, e Desdêmona Zuccolotto Moura, filha de imigrante italiano. Em Altinópolis, Regina Márcia passou sua infância e início da juventude, acompanhando o trabalho educativo de sua mãe e a atividade política do pai, vereador por vários anos e liderança respeitada no campo das ideias socialistas.

Realizou seus estudos ginasial e colegial, respectivamente, nos Ginásios Estaduais “SILVIO DE ALMEIDA”, em Batatais, e “OTONIEL MOTTA”, em Ribeirão Preto. Durante esse período desenvolveu, também, suas aptidões artísticas formando-se em Piano, atividade que abandonou ao iniciar sua formação superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, em 1961.

Em 1964, licenciou-se em Ciências Sociais na USP e, posteriormente, realizou toda sua pós-graduação em Antropologia na mesma instituição. Estagiou nos Departamentos de Genética Humana e de Populações da Faculdade de Medicina e do curso de  Ciências Biológicas da Universidade, supervisionada por Pedro Henrique Saldanha e O. Frota Pessoa. Foi professora de Antropologia Cultural na própria USP e depois na PUC-CAMPINAS titular da mesma disciplina, História da Cultura e Cultura Brasileira totalizando , em 1998 quando se aposentou, 30 anos de vida acadêmica.

É co-fundadora do FÓRUM PERMANENTE DOS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS, ex-conselheira do ICOM-Br, do CONDEPHAAT, co-fundadora e conselheira do CONDEPACC, membro da Academia Campinense de Letras, bem como do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas e de várias entidades culturais nacionais e internacionais.

É autora dos livros “Brinquedos e brincadeiras: patrimônio cultural da humanidade“, 2ª edição, Editora Pontes, Campinas, SP, 2004; “Mudança de rumo, já: herança cultural, preservação e desenvolvimento“, Editora Pontes, Campinas, SP, 2009; e da cartilha de Educação Patrimonial “Memória e Patrimônio”, PCN Comunicação, Campinas, SP, 2019. Além destas obras, Regina Márcia é também palestrante e autora de mais de 100 artigos publicados em revistas científicas e jornais versando sobre a importância da Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial.

Amante das Artes, em geral, dedica-se ao Canto, atividade cultivada pelos pais desde a infância.

Rolar para cima