Monsenhor Emílio José Salim

Nasceu no distrito de Sousas, município de Campinas, São Paulo, em 14 de Dezembro de 1903.

Ordenou-se sacerdote em Roma, em 1927, tornou-se doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e licenciado em Sociologia pela Escola de Ciências Sociais de Bérgamo, Itália. Realizou diversos cursos de especialização e de extensão universitária, na Europa. Exerceu cargos de direção em estabelecimentos de ensino, como vice-diretor e reitor do Seminário Diocesano de Campinas. Foi organizador e vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, reitor da Universidade de Campinas, de 1956 até seu falecimento, em 1968. Lecionou diversas matérias, dentre elas Teologia Dogmática e História das Religiões.

Foi criador e organizador, desde 1941, das Faculdades que compõem a Universidade Católica de Campinas, hoje Pontifícia. Foi ainda o organizador de faculdades e sociedades mantenedoras de instrução em vários estados, tendo recebido o epíteto de “Semeador de Faculdades”. Orador notável, sua eloquência empolgava os auditórios. Doctor Scientiae et Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, era comendador da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, do governo da Itália; Cavaleiro da Ordem do Cedro, da República do Líbano e Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo, do Brasil (condecoração póstuma).

Fundador e diretor da Revista da Universidade Católica de Campinas; em jornais e revistas culturais, publicou inúmeros artigos, discursos e conferências, deixando, assim, grande bibliografia da quala se destacam os livros Ciência e Religião, 2 volumes e 4 edições, e Justiça Social. Faleceu em Campinas em 20 de Junho de 1968. O seu busto em bronze, colocado no saguão de entrada da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, recorda o seu nome e os feitos no setor educacional.

Rolar para cima