José Antônio Moraes Busch

Natural de Limeira, São Paulo, nasceu em 6 de Fevereiro de 1933.

Ordenou-se sacerdote em Roma, Itália. No Seminário Central da Imaculada, no Ipiranga, São Paulo, fez todo o curso superior. Cursou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, na PUC-SP e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou Teologia Pastoral e Litúrgica. É bacharel e licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália, onde conquistou o título de mestrenessa matéria. Membro do Presbitério da Igreja Católica; membro catedrático do Cabido Metropolitano; pároco de Nossa Senhora das Dores, do bairro Cambuí, desde 1981; ecônomo e procurador da Aquidiocese da Cúria Metropolitana, todos esses cargos na cidade de Campinas. Desempenhou também diversos outros cargos: pároco universitário de Santo Tomás de Aquino e coordenador geral Pastoral da PUCCAMP.

Publicou diversos caernos de pastoral, de cunho litúrgico, ou catequético, de 1962 a 1964; artigos em todos os números da Revista de Liturgia, de 1973 a 1974. Na Revista Eclesiástica Brasileira, Vol. XXIX, 1969, como presidente da Comissão Nacional de Produtores de TextosLitúrgicos foi responsável pela elaboração em vernáculo (feito em equipe) dos textos litúrgicos compreendidos em 13 volumes.

Fundador e redator da Folha Semanal Litúrgica com tiragem anual de 3.500.000 exemplares. Iniciação Cristã de Adultos Hoje – 1962. “Homilias Dominicais”, divulgadas semanalmente até o ano de 2000 pela internet (www.igrejans-dores.org.br). Artigos na publicação periódica da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do Cambuí – Nossa Comunidade.

Eleito para a ACL em sessão de 02 de Outubro de 2000 e solenemente empossado em 30 de Novembro do mesmo ano. No 45° aniversário do sodalício, a 17 de Maio de 2001 pronunciou interessante palestra sobre “50 anos de TV no Brasil”.

Rolar para cima