João Ribeiro Júnior

Nasceu em Jundiaí, São Paulo, em 10 de Abril de 1939.

Foi graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, licenciado em História e Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e pós graduado em Filosofia Social pela PUC-Campinas. Especializou-se em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de São Paulo.

Das suas atividades docentes constam: professor titular das disciplinas Realidade Socioeconômica e Política Brasileira; História Contemporânea do Brasil; História Geral da Arte, Estudos Sociais e Formação Econômica do Brasil e Teoria Política.

Foi advogado autônomo, artista plástico, jornalista colaborador da Revista Comunicart e efetivo da Revista Reflexão. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da UBE (União Brasileira de Escritores), da Academia Jundiaiense de Letras; da Associação Paulista de Belas Artes e da Internacional Academy of Letters of England.

Publicou: Sob o Signo de Eros, 1980; Ateliê da Alma, 1981; Reflexões de um Aprendiz da Realidade, 1982; O que é positivismo, 1982; O que é magia, 1985; Alberto Sales: Trajetória Intelectual e Pensamento Político, 1983; Jornada nas Trevas, 1983; Grécia Mitológica, 1984; O que é Nazismo?, 1986; além de participações em coletâneas diversas. Artigos publicados nas revistas Bibliográfica e Histórica, Reflexão e Comunicart, da PUCCAMP e na revista Economia, da Universidade São Francisco, de Bragança Paulista e em diversos jornais.

Foi eleito em 14 de Setembro de 1987, empossado em 22 de Setembro de 1988.

Rolar para cima