João Plutarco Rodrigues Lima

Natural de Sobral (CE), nasceu em 27 de Julho de 1932.

Cursou o primário no Instituto Dom Bosco, de Fortaleza, o ginasial no Ginásio 7 de Setembro, em 1945 e 1946 e, depois, no Colégio Estadual do Ceará, onde o concluiu em 1948. Posteriormente, realizou o 2º ciclo (científico) de 1949 a 1951, no mesmo colégio.

Iniciou o curso superior em 1952 na Faculdade de Medicina do Ceará transferindo-se, no ano seguinte, para a Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, onde concluiu o curso médico. Colou grau em 07 de Setembro de 1957, tendo recebido o Prêmio “Arthur de Sá” pelo trabalho sobre Otorrinolaringologia, instituído pela Clínica Waldir Cavalcante, oficializado pela direção da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife.

Exerceu a função de monitor de Anatomia Patológica. Além disso, exerceu sua atividade profissional desde sua graduação, nas cidades de Recife e Campinas. Especializou-se em várias modalidades médicas frequentando diversos cursos como Cirurgia e Ambulatório; Cirurgia de Urgência; Radiologia Prática; Patologia Mamária e Cirurgia Plástica, todos em Recife (PE), de 1953 a 1957.

Participou de várias reuniões científicas, pertenceu à Sociedade dos Hospitais do Recife, tendo participado de importantes congressos médicos. De 1955 a 1957 cumpriu diversos estágios em Recife, na Faculdade de Medicina, em Departamento de Saúde Pública e de Patologia. Nessa fase de formação profissional, contribuiu com publicações diversas e realizou cursos no Brasil e no exterior: Recife (PE), Lima (Peru), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Bauru (SP), Rio de Janeiro (RJ) – curso intensivo de Medicina Legal, promovido pela Escola de Polícia do Estado. Professor de Anatomia e Fisiologia Patológica, de Patologia Renal, Histologia e Embriologia Geral, Nutrição etc.. Proferiui palestras, participou de mesas-redondas e outras atividades relativas ao campo médico. Graduado com “Distinção” em sua defesa de tese em doutoramento pela Unicamp, em 1966.

Exerceu inúmeras funções públicas e particulares: primeiro secretário da Sociedade de Internos dos Hospitais de Recife, da qual foi vice-presidente; secretário de Higiene e Saúde da Prefeitura Municipal do Recife; secretário adjunto da Sociedade de Patologistas de Curitiba (PR); médico e mebro do corpo clínico do Departamento de Anatomia e Patologia de diversos hospitais de Campinas; credenciado pelo INSS; diretor da Maternidade de Campinas; secretário municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, de 1981 a 1982, e de Cultura, de 1997 a 2000. Presidente do CCLA, de 2002 a 2004, e da Maternidade de Campinas, 2004. Compareceu de 1960 a 1986, participando de inúmeros congressos e reuniões científicas. Membro de entidades científicas do Brasil e do exterior. Conferencista. Eleito para a cadeira nº 29 da Academia Campinense de Letras em sessão de 07 de Junho de 2004, empossado solenemente em 24 de Setembro do mesmo ano.

Faleceu em 27 de Março de 2020.

Rolar para cima