Dom João Batista Correia Nery

Nasceu em Campinas, São Paulo, em 6 de Outubro de 1863. Fez o curso de Teologia no Seminário de São Paulo, ordenando-se a 11 de Abril de 1886. Vigário da Matriz Velha, paróquia Santa Cruz, em Campinas. Depois, vigário da paróquia onceição, Sacerdote ilustrado, foi rápida a sua carreira eclesiástica. Cônego Honorário do Cabido Diocesano de São Paulo, em 1889. Em 1896 foi nomeado primeiro bispo de Vitória, Espírito Santo. Em 1901 passou a primeiro bispo de Pouso Alegre, Minas Gerais, e a 3 de Agosto de 1908 foi eleito primeiro bispo de Campinas. Das três dioceses, foi o primeiro bispo, o fundador e o organizador.

Em Campinas, promoveu a criação da Creche Bento Quirino, da Escola Agrícola e do Liceu Salesiano, sendo aí coadjuvado pela senhora Maria Umbelina Alves Couto. Fundou, ainda em Campinas, o Seminário e o Colégio Diocesanos.

Por haver se revelado na ajuda à população durante a epidemia de febre amarela, em 1889, foi, na época, dado o seu nome “Cônego Nery” a uma das ruas da cidade. Fundou o jornal católico O Mensageiro, semanário que antecedeu A Tribuna. Excelente orador sacro, empolgava os ouvintes quando pregava. Foi membro do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Monsenhor Camareiro Secreto de Sua Santidade, Conde Romano.

Faleceu em Campinas, em 1° de Fevereiro de 1920, sendo o corpo sepultado na cripta da Catedral Metropolitana de Campinas.

No mesmo dia de sua morte, organizou-se um movimento para angariar fundos para a construção de um monumento que recordasse os seus feitos. Executado por Fernando Frick, esse monumento foi colocado na Praça José Bonifácio (Largo da Catedral) e inaugurado em 1° de Novembro de 1924.

No Jardim do Liceu Salesiano também se ergue o seu busto em bronze, ali colocado em 1935.

Rolar para cima