Carlos de Aquino Pereira

Natural de Vila Real, Portugal, nasceu em 1° de Julho de 1931. Bacharel e licenciado em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Campinas, concluídos em 1950 e 1951, respectivamente. Desenvolveu como professor inúmeras atividades referentes ao magistério secundário em estabelecimentos de ensino de Campinas: Escola Normal Livre Campineira, Liceu Salesiano, Colégios: Arquidiocesano e Academia São Luís, Ateneu, Notre Dame, Pio XII, Campineiro, etc.. Atividades referentes ao magistério superior: lecionou na PUC-Campinas, no Instituto de Letras, como professor de Didática Especial de Português, História da Literatura na Faculdade de Biblioteconomia, de Linguagem e Estilo no Instituto de Artes e Comunicações, e Teoria da Literatura, também no Instituto de Letras. Exerceu ainda o cargo de professor de Didática Especial de Português e examinador da CADES em Maceió, Florianópolis, Salvador, Recife e Porto Alegre.

Foi professor de Teoria da Lieteratura da Faculdade de Filosofia e de Literatura Brasileira de Moji-Mirim. Professor de Português e Didática Especial de Português nos cursos de aperfeiçoamento do Ensino Comercial.

Desenvolveu atividades administrativas: assessor para Assuntos de Educação do Convênio UNICAMP e Estado do Acre; coordenador do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Campinas; diretor da Divisão de Educação, Cultura e Lazer do Município de Paulínia; Diretor da Revista Letras, do Centro de Estudos Portugueses e do Instituto de Letras da PUC-Campinas. Executor dos Convênios – PUC-Campinas e Mobral.

Membro da Assessoria do Planejamento, da Comissão de Ensino e Graduação do Conselho de Coordenação e Pesquisa, da Sociedade Mantenedora; representante da Área de Humanas, junto à Comissão Assessora do Sistema de Biblioteca e Informação; representante do Corpo Docente do Instituto de Letras junto ao Conselho de Coordenação, Ensino e Pesquisa, todos da PUC-Campinas, e inúmeros outros cargos de responsabilidade naquela universidade.

Atualmente, ocupa o cargo de diretor da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Portugueses da PUC-Campinas. Coordenador do Departamento de Literatura do CCLA. Membro do Conselho de Administração do Centro de Estudos Portugueses e do Conselho da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. Participou de eventos relacionados àquela Universidade: II Seminário sobre Currículo, 1996; Seminário Vestibular-Redação-Importância e Modelo de Correção, 1992 a 1993; Reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – RJ, 1999, etc.. Apresentou trabalhos sobre “Práticas de Reestruturação Curricular no Instituto de Letras”, 1996; no 1° Simpósio Internacional de Timor e da Ásia Pacífica da Fundação das Universidades Portuguesas, 1997; e na VII Jornadas de Timor da Universidade do Porto, 1997.

Detentor de honrarias: Prêmio Andorinha – Professor do Ano, 1979; Cidadão Campineiro, 1996; Professor Emérito, pelo Sindicato dos Professores de Campinas, 1978.

Publicou: José de Alencar: como e por que sou romancista – Adaptação ortográfica – Editora Pontes, 1990.

Foi eleito para a cadeira n° 3 da ACL na sessão de 16 de Setembro de 2002 e empossado solenemente em sessão de 28 de Março de 2003.

Rolar para cima